Assistidos preparam e cuidam de horta
Os assistidos da Casa de Passagem/Albergue Noturno realizaram a implantação de uma horta em atividade de laborterapia aplicada pelo terapeuta ocupacional Evandro Caversan de Godoy.
Do ponto de vista físico, a atividade envolveu a limpeza do terreno, aragem da terra, adubação, plantio de sementes e mudas de verduras e temperos variados, exigindo esforço físico, concentração e destreza para uso dos equipamentos.
Desenvolvendo questões cognitivas, os internos participaram, também, de uma oficina cultural que enfatizou a importância dos hortifruti na saúde, benefícios de ervas em chás medicinais.
Oficina Cultural motiva desenvolvimento cognitivo e socialização
Em relação à socialização, a atividade envolveu não só o trabalho em equipe como também o estímulo ao estabelecimento de disciplinas para os cuidados de rega e limpeza diária.
“Estes três pilares - atividades motoras, capacidade cognitiva e socialização - são fundamentais para o indivíduo em reabilitação”, afirma Caversan. “Além disso, é preciso tirar a mente dos assuntos do mundo externo. Enfatizamos que trabalhar, produzir algo e gastar energia provoca mudanças positivas no dia da pessoa, e eles (os assistidos) percebem esse bem-estar ao realizar a laborterapia, modificando aos poucos antigos hábitos da situação de rua”, explica o terapeuta.