Mais tolerância, menos ansiedade com o uso de argila
O Albergue Noturno, sendo uma Casa de Passagem, tem uma rotatividade alta de usuários cujo objetivo é, de fato, ficar temporariamente na Casa, restabelecer-se e preparar-se para retomar sua vida lá fora, indo antes para entidades parceiras de reabilitação, se necessário. E assim como muitos vão, muitos chegam, semanalmente, iniciando sua jornada de recuperação interior.
“Quando vários dos usuários são iniciantes ao mesmo tempo, apresentando dificuldades motoras e de concentração, optamos por uma atividade ocupacional manual como esculpir em argila, por exemplo. É uma atividade que exige destreza e motricidade fina, trabalhando principalmente a tolerância. A argila provoca o relaxamento, baixando a ansiedade”, explica o terapeuta ocupacional Evandro Caversan.
Com tema livre, muitos optaram por construírem casas, interessantemente. Alguns que trabalharam com construção civil relataram que “se viram refazendo o seu trabalho ou sua própria casa”, em um reforço positivo de vivências construtivas do indivíduo.