Proximidade e conhecimento contra o preconceito
Moradores que vivem no entorno do Albergue Noturno acompanham, diuturnamente, o entra e sai de pessoas em situação de rua nas rotinas de acolhimento de nossa instituição. Muitos não conheciam, no entanto, o que exatamente realiza o Albergue Noturno, como é feito o acolhimento, quais as atividades desempenhadas e oportunidades que oferece à população de rua. Desconheciam, também, quais as chances de recuperação do indivíduo em reabilitação. E mais do que tudo isso: não haviam tido a oportunidade de conhecer um reabilitando pessoalmente.
Na semana passada, no entanto, supervisionados e orientados pelo terapeuta ocupacional Evandro Caversan, os reabilitandos caminharam pela vizinhança entregando um exemplar do Encarte Comemorativo do Albergue Noturno, veiculado pelo Jornal da Cidade em 1º de agosto, aproveitando para conversar, explicar pessoalmente o papel da instituição, relatar os benefícios que esta lhes proporciona e, sobretudo, fazer amizade.
A ação foi muito positiva pois auxiliou na quebra de preconceitos, fortaleceu vínculos da instituição com a comunidade e oportunizou aos usuários uma experiência inovadora.
Também não teve acesso ao encarte? Leia aqui.