top of page

A Jornada do Progresso

Usuários da Casa apontam o caminho da reabilitação

O projeto “Nossa voz no Mundo”, da Oficina de Arte e Comunicação realizada com os usuários do Albergue Noturno – Casa de Passagem, do CEAC/Bauru, sob a orientação da jornalista Ângela Moraes, teve sua 2ª edição na qual os reabilitandos aprenderam a fazer um infográfico, ferramenta que comunica rapidamente a mensagem, utilizando recursos de imagem impactante e textos mais curtos.

A escolha do tema foi realizada em ‘reunião de pauta’ com os reabilitandos que escolheram romper com o preconceito a respeito da viabilidade da reconstrução pessoal, definindo como tema “A jornada do Progresso – O caminho para a reabilitação”.

“Ouvimos muito que quem chega no crack ou nas ruas não sai mais. Isso não é verdade. Temos vários exemplos de pessoas que conseguiram se reerguer e hoje estão aí, trabalhando, tem família. Aqui na Casa mesmo temos um ex-usuário que agora é voluntário”, diz Antônio Gomes Pereira Filho, 37.

A escada

Para definirem a imagem do infográfico, observaram que o caminho é longo e nada fácil e expressões como “fundo”, “topo”, “passos” levaram a turma à imagem da escada sendo trilhada pelos homens.

Os degraus

A reabilitação envolve não só uma sequência de esforços do reabilitando, mas principalmente a somatória de serviços prestados por instituições governamentais e não governamentais, em diferentes áreas da promoção social, trabalhando como uma orquestra.

Quem descreveu os passos foram os próprios reabilitandos que, alguns mais experientes do que outros, em conjunto chegaram à informação total:

- Degrau 1 – Motivação para a mudança.

- Degrau 2 – Casa de Passagem - Busca pelo Centro POP - Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua ou pelo Albergue Noturno do CEAC/Bauru, para o primeiro acolhimento.

- Degrau 3 – Equipe técnica do Albergue – serviço social e psicologia – realiza o diagnostico social e, avaliando a necessidade do reabilitando, realiza os encaminhamentos necessários. No caso de dependentes químicos, a Casa de Passagem encaminha ao CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), da Prefeitura, e acompanha o tratamento. Há os que desejam internação em comunidades terapêuticas, e fazem a solicitação de vaga através do CAPS. Durante a espera da vaga, o processo de reabilitação já é iniciado através de laborterapia, arteterapia, terapia em grupo e individual, terapia familiar e oficinas variadas desenvolvidas na Casa de Passagem. Essa fase dura cerca de 2 a 3 meses, dependendo da demanda das comunidades.

- Degrau 4 – Comunidades terapêuticas – As comunidades “Esquadrão da Vida”, “Vida e Paz” e “Bom Pastor” compõem a lista de comunidades da rede do município. Ao ser encaminhado, o indivíduo inicia um tratamento de pelo menos 6 meses para que possa estar plenamente readaptado ao novo estilo de vida e pronto para voltar à sociedade e seus enfrentamentos.

- Degrau 5 – Retorno à sociedade – ao encerrar o seu tratamento na Comunidade, o indivíduo pode voltar à família ou, caso não a possua, voltar ao Albergue. Providencia-se a este, assim, currículo e estrutura até que esteja empregado e em plenas condições de locar uma moradia.

Textos produzidos pelos reabilitandos para o infográfico:

O impacto da oficina

“Desenhar essa escada me fez perceber em que degrau que eu parei, de outras vezes, e o pouco que faltava pra chegar lá... percebemos também, conversando entre nós, que muitas vezes queremos pular degraus e ir direto lá pra cima, mas não conseguimos sustentar porque queimamos etapas... então foi muito bom, e eu vou trazer isso sempre pra minha vida, é possível chegar, com Deus no coração. Porque agora eu tenho clareza de aonde eu quero chegar” – testemunhou Rogério Garcia Domingos, 33.

OFICINA DE ARTE E COMUNICAÇÃO “NOSSA VOZ NO MUNDO”

Produção de Infográfico - tema: A jornada do progresso - o caminho da reabilitação

Reportagens, textos e layout:

José Donizete Rodrigues, Rubem Jaime Albuquerque de Carvalho, André Luiz Tomaz, Rogério Garcia Domingos, Raimundo Conceição dos Santos, Ademir Cambuí da Silva, Marcos Roberto de Oliveira, Roberson Ricardo Silva de Carvalho, Antônio Gomes Pereira Filho, Carlos Aparecido Barbosa, Flávio Moreira de Andrade, Jorge Antônio Alfredo, Thiago Ignácio Dias, Flávio Rodrigues, Alziro Zandone, Antônio Rafael Soares da Silva, Paulo Sérgio de Oliveira, Wagner da Silva.

Coordenação: Ângela Moraes


Últimas notícias
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • SoundCloud Long Shadow
Albergue Noturno
Casa de Passagem

 

Rua Inconfidência nº 7-18 – Vila Vergueiro - Bauru/SP


Fone: (14) 3222-4881
 

alberguenoturno@ceac.org.br. 

 

Horário de funcionamento: 

todos os dias, 24h.

bottom of page